O Selic foi criado de fato em 1980 e é de responsabilidade do Bacen e da Andima (Associação Nacional das Instituições dos Mercados Abertos) e serve basicamente para registro, custódia e liquidação de títulos públicos federais e, temporariamente, os estaduais e municipais emitidos até 1992, veja melhor as definições nos links no decorrer do post.
Em 2000 foi aprovado a lei complementar 101/2000 Art. 34 que vedou, proibiu que o Bacen emitisse títulos de dívida pública, ou seja seus próprios(?), é isso que ta no vídeo do Guilherme Cabral, a partir de 2 anos da sua divulgação, ou seja, maio de 2002.
Selic como o nome diz é antes de mais nada um sistema computacional onde as instituiçoes cadastradas podem operar mantendo assim a transparencia, integridade e registros de todas as operações com títulos publicos.
O Selic garante suas transações no mercado aberto em D+0, ou seja, sua liquidação é imediata, isso quer dizer que uma instituição vendo um título, logo em seguida os dados são transmitidos atraves do sistema computacional Selic, ja é creditado o dinheiro de imediato na conta, sem espera alguma.
No site do Bacen diz que: "O SELIC opera na modalidade de Liquidação Bruta em Tempo Real (LBTR), sendo as operações nele registradas liquidadas uma a uma por seus valores brutos em tempo real."
Segundo Guilherme Cabral, a partir de agosto de 2000, os título públicos puderam ser comercializados por outros meios, podendo assim ser feito via telefone nas mesas de operações de Open Market ou terminal de computadores diretamente na bolsa de valores do Rio de Janeiro o Sisbex ou ainda o sistema integrado de mercado SIM
Algumas descrições do que seja Selic:
Selic - Andima
Selic - BACEN
Selic - Wikipedia
Taxa Selic
É a taxa apurada no Selic, obtida mediante o cálculo da taxa média ponderada e ajustada das operações de financiamento por um dia.
Entao no final do dia é feito uma analise sobre o que foi comercializado no mercado financeiro duranto o dia e entao o Bacen divulga a taxa atraves do seu site ou do seguinte endereço www.selic.rtm, que é acessado apenas pela rede própria para esse fim a RTM, para acessarmos via browser é seria http://www.rtm.net.br
Da pra acreditar que essa seja a formula que define o cálculo para a taxa selic?
Parece mais um daqueles calculos pra definir a que velocidade ocorre a fusão de um átomo. Nunca me simpatizei por coisas complicadas, as coisas eficientes nao sao complicadas, são simples e objetivas...
Nenhum comentário:
Postar um comentário