Se a SELIC é para os título publicos, do governo, a CETIP é para o mercado privado. Abrange também aqueles títulos municipais e estaduais que nao entram nas regras de rolagem padrão.
Links e definições
Cetip - Bacen
Cetip - Wikipedia
Cetip - Site Oficial
Como podemos ler nas definições acima: Cetip é uma sociedade civil sem fins lucrativos, criada em 1986 para preencher a lacuna de um sistema eletrônico de custódia e liquidação financeira no mercado de títulos privados, pelas instituições financeiras em conjunto com o Banco Central. Complicado é que segundo Cabral, foi criado é em agosto de 1984 e entao iniciou as atividades em março de 1986, fica agora a dúvida dessa data, muito embora nao deve cair em prova alguma essa bobagem.
Entao a Cetip pertence as instiruições financeiras, bancos, corretoras e dirtibuidoras que detem contas patrimoniais. Além dos cotistas, possui mais de 6000 associados e pessoas juridicas como seguradoras e fundos de pensão.
A Cetip é regulada pelo Bacen e pelo CVM (Comissão de Valores Mobiliarios), segue os códigos de ética e direcional da Andima
Tem a caracteristica de ser D+1, ou seja, são pagos no dia útil seguinte a transação. Ainda segundo Guilherme Cabral, é a maior empresa de custódia e liquidação financeira na américa latina
Nenhum comentário:
Postar um comentário