Por outro lado fiquei super satisfeito com minha calma e tranquilidade, apesar de levantar as 6:00 hs da manha e ir pra Taguatinha, a minha prova foi na FACITEC. Achei que eu nao fosse manter a calma, que fosse até ter uma das minhas crises de pânico, mas que nada, aguentei firme até 11:30 hs, até peguei o caderno de prova e tudo.
O que mais me chamou a atenção foi o fato de nao ter caido praticamente nada do que estudei ou pelo menos não da forma que estudei.
Por exemplo, em alguma questões sobre SFN, não me preocupei em estudar mais profundamente sobre a regulamentação e suas resoluções. A questão 51 fala o seguinte:
51 - A partir da aprovação da Emenda Constitucional n. 40/2003, a Constituição Federal (CF) passou a admitir que o SFN fosse regulado por meio de diversas leis ordinárias que deveriam dispor, inclusive, a respeito da participação do capital estrangeiro nas instituições que integram esse sistema.
Nunca nem ouvi falar em estudo nenhum que a constituição tivesse algo haver com o SFN, nem nos estudos com Guilherme Cabral, nem com os do Cid Roberto, nem Cesar Frade e nem em lugar nenhum.
Não teria nem como responder uma questão dessas. deixei em branco.
Como essa caiu varias questões, assim como exigindo conhecimento detalhado da lei 4.595/1964.
O que conclui sobre o sistema financeiro nacional é que nao basta os estudos com os mais renomados professores do mercado e muito menos estudar em profundidade o site do BACEN, que contém documentos com a estrutura detalhada do SFN. É preciso ir muito além disso, precisa literatura mais avançada e destrinchar de ve esse assunto.
Precisamos ter na ponta da lingua e de forma bem detalhada o papel de cada orgão regulador e operadores, precisa saber nos mínimos detalhes o que cada um faz.
A impressão que tenho é de que podemos pegar qualquer tópico estudado até hoje e a partir destes ir aprofundamento em estudos para um nível mais elevado do que o que ja fizemos até hoje, pois como visto nas provas não caem o óbvio. De todas as questões, 70 delas mais precisamente, apenas umas 3 foram obvias, foram do jeito que estudamos. O resto exige conhecimento de causa, nao da pra inferir ou chutar.
Até em asuntos muito bem resolvidos, que achei que soubesse o suficiente, vi que não foi tão bem assim, como o caso das garantias que estudei bastante e agora corrigindo vi que na prova caiu como estudado.
Pontos que fui muito fraco e preciso estudos mais sérios:
Conhecimentos Gerais
- Probabilidade
- Analise combinatoria
- Defitivamente preciso dominar assuntos como os que dizem: dado números de 0 a 9, determinar quantas senhas de 4 digitos podem ser geradas sem que se repitam nem que todos os números sejam iguais
- Mercado de capitais
- operação de uderwriting
- Negociação com ouro (onça troy)
- Mercado a vista de ações
- mercado de cambio (descrever o papel do corretor de cambio, taxa flutuante, dolar turismo)
- Evasão de divisas, dolar paralelo
- Operações de compra e venda de dolar pelo BACEN (leilões, alguém tem preferencia nessas transações, o bancos comerciais e multiplos?)
- Derivativos
- Put Option
- SWAP
- Call option
- Opção de compra e opção de venda em geral
- Matema Financeira
- Preciso dominar a matemática financeira inteira, sem exceção
- Tabela SAC e PRICE
- Fazer tanto exercicios em cima das questões de provas que saberei identificar rapidamente o que elas pedem. Normalmente nas provas eles nao facilitam em nada, tem tanta conversa, tanta historinha que pensamos, inclusive, nunca ter visto o assunto e de repente se trata de um mero calculo de juros simples ou desconto simples.
- UPDATE (14 de Março de 2010)
- Depois que passei a refazer cada uma das questões e a estudar novamente o material, dentro eles as vídeos aulas do Guilher Cabral, Cid Roberto e Cesar Frade, vi que eles nao foram tão superficial assim, que se eu tivesse memorizada cada palavra do que disserão ou escreveram, eu teria passado com nota muito boa.
- Há várias questões na prova que errei ou que nao respondi por simplesmente achar que não tivesse nem visto o assunto, percebi que estava enganado. Preciso estudar melhor, preciso aprender em profundidade o que eles estão dizendo ou escrevendo.
- Preciso aprender e ter a lei 4.595 na ponta da lingua