Esse resumo é fruto dos videos aulas do Curso Completo de Matematica Financeira do Sergio Carvalho, la no Eu Vou Passar, mais precisamente aulas de 14 a 20.
Podemos seguramente dizer que desconto é o inverso de juros em quase todos os sentidos, pois nao se trata de algo que vai aumentar no final de um período, pelo contrário, é algo que vai diminuir no instante atual ou outro qualquer anterior ao prazo final previsto.
Trata-se de deslocar valores pra trás na linha do tempo. Por exemplo, compra-se algo assina titulo prometendo valor nominal 10 meses depois, as coisas indo bem a pesso resolve pagar 3 meses depois, ou seja, faltando ainda 7 meses para vencer. Nesse caso haverá um desconto, com certeza, caso contrário ninguem vai pagar antecipado.
Para uma melhor compreensão, observe a imagem abaixo:
Até o momento ainda nao seriamos capaz de resolver qualquer questão de desconto, precisa ainda saber mais quatro conceito de suma importância:
- Desconto Simples por Dentro ou Racional
- Desconto Simples por Fora ou Comercial
- Desconto Composto por Dentro ou Racional
- Desconto Composto por Fora ou Comercial
Segue estudo em imagens do como se origina todas as equações de desconto simples, tanto racional quanto comercial ou nominal
Sendo assim temos as seuintes equações:
- É preciso observar nas equações acima a exigência universal da matemática financeira: É PRECISO QUE TAXA E TEMPO ESTEJAM NA MESMA UNIDADE
Sergio Carvalho propõe um macente interessante para lembrarmos se o desconto é racional ou o resto. Basta batermos de leve 3 vezes na cabeça que pronto, é por dentro entao é cérebro, logo racional.
A Fórmula Atalho
Dizem que em determinadas questões o elaborador mostra uma questão de desconto por dentro ou racional e pergunta entao se ela fosse calculada com se fosse desconto por fora ou comercial que resultado teriamos.
É nesse ponto que entra a questão atalho como se segue:

Equações Irmãs ou Operações Irmãs
Analisando as formulas chegamos a conclusão que tem um tipo de desconto simples que é irmã da equação de taxa de juros. O desconto mencionado é o de taxa de desconto por dentro simples.
Dessa forma se em algum enunciado nao falar nada a respeito do tipo de desconto, mas se falar da taxa, mais precisamente de que se trata de uma taxa de juros, entao o desconto é com certeza o racional ou por dentro.
O Lembrete para essa equivalencia é mostrado na imagem abaixo
Taxa Efetiva (Aula 18)
Ainda dando essa continuidade de equivalencia, temos também questões que enunciam que dado o o valor nominnal, a taxa de desconto por fora e o tempo. Pergunta: qual é a taxa efetiva. O que pode ser entendido como sendo qual a taxa efetiva de juros.
Se pode forçar um pouco mais o entendimento e compreender que se trata de uma questão que quer saber na verdade qual é a taxa de desconto por dentro
Entao o que vamos precisar saber é a relação entre taxa de desconto por dentro e taxa de desconto por fora. O que nos leva a segunda fórmula de atalho abaixo

Considerações Finais
O negocio é praticar, fazer o máximo de exercícios. É bem comum que se tenha questões onde seja preciso aplicar mais de uma equação para finalmente se chegar a resposta. É bom ficar atento sempre ao inicio da resposta, para que ao se desenrolar os cálculos se obtenha valor apróximado, já encerramos na mesma hora e nao perdemos tempo com trabalho desnecessário.